Mais de software online. Segui o conselho do meu amigo jornalista e fui pesquisar mais a fundo as ferramentas do Google Textos e Planilhas. A primeira boa notícia é que quem já tem conta no Google (gmail, orkut, por exemplo) não precisa fazer novo cadastro, preenche tudo igualzinho e vai para a primeira tela.
Primeira impressão do layout: muito mais dedutivo e prático se comparado aos softwares online citados na reportagem anterior. E, tratando-se de Google, não é surpreendente que os programas se apresentem dessa maneira. Insisto, elogiando os layouts dedutivos e práticos, porque a maioria das pessoas que se aventuram como usuários dessas novas ferramentas são mais curiosos que entendidos.
No entanto, encontrar listados na primeira página documentos que você enviou por gmail há uns dois anos atrás ou que recebeu mês passado... Isso, sim, surpreende! No meu caso, eram apenas três deles. Isso me deixou intrigada, mas sem dúvida é uma grande vantagem: salvar em pastas no Google Docs um arquivo do qual você terá que preparar várias versões ou apenas ter todos on line, devidamente classificados, para alguma emergência.
Se comparado ao Zoho, há ainda outra vantagem. Neste, você só tem acesso a uma apresentação de slides no próprio Zoho Show, específico para isso. Já no Google é possível gerenciar todos na primeira página, independente de sua extensão (doc, pdf, odt, entre outros). Se, ao contrário, você quiser editar o arquivo, o programa adequado será aberto numa nova aba do seu navegador.
Não vou ficar descrevendo muito aqui, vai lá brincar também... Como diz meu amigo, "o do google é o melhor que tá tendo" mesmo!
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário