sábado, 21 de junho de 2008

Esferas


Um projeto científico e, à primeira vista, completamente despretensioso. Você clica em uma palavra, puxa um vetor até a outra e estabelece uma relação entre elas. Pode ainda girar o globo – com o cursor fora da esfera – e mudar o ângulo de visão. Para o colombiano Santiago Ortiz, coordenador do projeto, o princípio é que o significado das palavras depende do repertório de cada indivíduo e daí as conexões entre elas podem gerar simbolismos diversos. Ortiz é matemático e artista e, em seus trabalhos, explora a interdisciplinaridade permitida por sua formação, somando-se técnicas digitais.

Em Esferas, particularmente, está envolvida uma discussão a respeito dos significados gerados pela Ciência e de como estes não são engessados. Entretanto, como explica Ortiz, o objetivo das esferas de relações não é manter a discussão dentro do círculo acadêmico: "Uma mesma palavra, no seu contexto científico e quotidiano, define coisas distintas, mas não radicalmente diferentes. Cada caso se configura segundo os seus usos".

No entanto, para brincar na Esfera, não é necessário adotar essa postura investigativa que deu origem ao trabalho. A experiência é típica das Novas Mídias e cria um ambiente coletivo de contribuições. Ao escolher aleatoriamente duas palavras, você pode visualizar as relações anteriormente estabelecidas ou mesmo gravar sua idéia para que outras pessoas a visualizem. Com tudo gravado na Esfera, cria-se esse ambiente múltiplo de significados. Além disso, estão disponíveis esferas em inglês, português e espanhol, o que contribui para refletir sobre os contextos das idéias nessas línguas.

2 comentários:

Andrea e Gustavo disse...

teste de comentario, pode apagar se quiser

Andrea e Gustavo disse...

aheeeeeee